data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: João Vilnei (Prefeitura)
Após quase 10 meses da entrada em vigor da lei que isentou a cobrança de parquímetros para pessoas da terceira idade em Santa Maria, um total de 4.233 idosos já fizeram a carteirinha para usufruir do benefício, segundo a coluna apurou junto à prefeitura. Porém, muita gente ainda não sabe dessa gratuidade prevista por lei aprovada em dezembro de 2018 e proposta pelo vereador Leopoldo Ochulaki (PSB), Alemão do Gás. Além disso, 572 pessoas com deficiência possuem carteiras para gratuidade.
Quem tem direito e como garantir gratuidade na Zona Azul
Apesar do número de idosos já registrados ser expressivos, não chega a impactar na receita da Rek Parking, que administra os parquímetros da Zona Azul. Isso porque há um número limitado de vagas em que eles podem estacionar de graça, e pelo período de até duas horas. Esses motoristas acima de 60 anos ou com deficiência têm 114 vagas isentas do pagamento de parquímetro em Santa Maria - 80 destinadas a idosos e 34 para pessoas com deficiência. A maioria fica no centro da cidade, como nas ruas Venâncio Aires, Silva Jardim, Coronel Niederauer e Dr. Bozano.
Santa Maria terá feirão imobiliário no próximo fim de semana
Para ter direito ao benefício, é necessário deixar à mostra, na parte interna do veículo, a carteira de estacionamento para Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) - emitida pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
Para fazer o documento, é preciso ir até o setor de protocolo da prefeitura (Rua Venâncio Aires, 2.277, 1º andar), portando identidade e comprovante de residência. É necessário preencher um formulário e aguardar a emissão do documento. A taxa é de R$ 26,52.